Post Especial* para o Blog Mamãe Mulher: “Alerta para mamães e papais”

6 mar

Hoje o post é especial para o blog *Mamãe Mulher* da minha amiga linda Renata Brião Maragno 🙂 . Vim relatar minha experiência com a minha filha Alice, que completou 01 aninho dia treze de fevereiro, e depois da nossa viagem em comemoração ao seu aniversário, ela nos deu um baita susto!

Vou contar como tudo aconteceu:

Um dia depois de chegar de viagem,  almoçando na sala (eu costumo deixar a Alice sentada no carrinho, senão ela não come direito e só fica fazendo bagunça…rs). Fui dando comidinha pra ela, tudo normal até aquele momento… “Do nada” a Alice começa a chorar um pouquinho e ficar bem manhosa, como ela é muiiito boazinha e sempre chora por algum motivo eu já comecei a ficar preocupada… Foi quando eu vi um caroço bem alto na perna dela rosado, e eu chamei o pai dela pra ver (mas ela em nenhum momento coçou ou mexeu nesse caroço) e observando a perninha dela, tão rapidamente o caroço ficou mais vermelho e apareceram vários ao mesmo tempo… Nas duas pernas e na sola dos pés. Vocês não imaginam o meu desespero! Eu tremia e chorava, ao mesmo tempo tentando me controlar, pra não passar o desespero para a Alice. Peguei ela muito rápido do carrinho, troquei ela e corri para o hospital com meu esposo (saí toda descabelada e mal arrumada, nessas horas a gente nem liga pra isso, né?!). Na minha cabeça rolava mil coisas (eu imaginava que ela tinha pegado alguma doença em Foz durante a viagem, pois eu ainda não tinha levado ela pra tomar a vacina de 1 aninho, de sarampo, caxumba e rubéola, pois quando saímos de viagem ela ainda não tinha feito aniversário, ou que também podia ser alergia a algum alimento, minha imaginação costuma ficar super fértil na hora do desespero).

Chegando no hospital o médico olhou e disse que provavelmente era alergia a picada de inseto, e perguntou se ela tinha sido picada por mosquito (disse que não, e que outras vezes ela já tinha sido picada por mosquito e que nunca ficou assim). Ele então descartou e disse que provavelmente seria picadas de formigas (pelo formato da lesão e por estar apenas nas pernas e pés), aproveitou pra dar uma bronca na mãe aqui… Aff! Ninguém merece! Em meio ao desespero escutar uma gracinha também! Os médicos sempre acham que é culpa da mãe? É claro que eu não fiquei quieta, né?! A gente ainda é obrigada a passar mais stress…

Depois de examinar e apertar os caroços, ele passou uma injeção (aiiii só de lembrar me dói o coração, a Alice chorou por quase meia hora e até dormiu de tão cansada que ficou). Ela ficou em observação por mais de uma hora (ficamos quase a tarde toda no hospital, meu esposo ficou desesperado também achando que ela ia ficar internada), quando levamos novamente para o médico examinar, ela não tinha melhorado nadinha, mas também não piorou, e para o médico foi um bom sinal, então ele resolveu dar alta pra ela e passar um remédio (antialérgico) para tomar durante cinco dias e uma pomada para passar no local por sete dias. Falou que em três dias ela ficaria boa (e realmente ficou 🙂 ) e que era para tomarmos cuidado pois uma picadinha e outra não dá quase estrago nenhum, mas várias poderia fechar a garganta dela. Eu fiquei inconformada dela ter sido picada por formiga! Que raivaaa! Chegando em casa revirei a sala e o carrinho dela, limpei tudo e não achei nenhuma pra me vingar! Mas como em casa de vez em quando aparece aquelas formiguinhas bem miudinhas e “louquinhas” (eu chamo assim porque elas ficam correndo bem rapidinho) e agora que eu sei que elas também picam, o cuidado está sendo redobrado! Estamos passando o veneno próprio (como já era costume), mas agora mais vezes! Extermínio total!!! rs

Olha a ironia do destino:

Fomos para Foz do Iguaçu, no meio da mata e de toda aquela natureza maravilhosa e não aconteceu absolutamente nadaaaa (ainda bem 🙂 , o Pai Celestial cuidou dela), nós também lotamos ela de repelente, mas por incrível que pareça lá não vinha mosquitos e formigas em cima da gente, o que vinha mesmo era borboletas! A Alice também já foi picada por mosquito em outras ocasiões e nunca ficou mal… Ela nunca teve alergia a nenhum tipo de alimento também… Mas, quando a gente menos espera, algo pode acontecer! Então este post é um alerta para as mamães e papais! Atenção e cuidado nunca é demais! E mesmo fazendo tudoooo o que podemos, ainda assim acontece esses imprevistos, então não se torturem também!

Ser mãe e pai é maravilhoso, é um aprendizado a cada dia!

E é pura emoção também!

Eu até pensei em tirar fotos de como ela ficou tadinha, mas depois desisti e resolvi só cuidar dela e dar muiiito carinho! Ela ficou vários dias muiiito caidinha e chorona… Mas ainda bem que passou! Não tem nada melhor do que ver a minha fofuxa fazendo arte de novo, daí dá pra saber que ela está 100% hehe 🙂 .

Peguei algumas imagens no Google para dar uma noção pra vocês de como ela ficou:

111

fique-atenta-com-as-picadas-de-insetos2

Estas fotos foram as mais “parecidas” que eu achei… Os caroços eram grandinhos assim… E tinha por volta de dez caroços (alguns  caroços  se juntaram aos outros  devido ao inchaço e não dava pra contar direito). E ela tão branquinha! Imaginem…

Tem um site (Baby Center) que eu me cadastrei quando estava grávida da Alice e eu fiz todo o acompanhamento da gestação, e eu gostei muiiito pois batia tudo certinho… E eu fui lá pesquisar sobre picadas de insetos, e olha o que eu encontrei:

É comum as crianças serem alvo de mordidas de insetos. Os mais comuns são os pernilongos, borrachudos, pulgas e formigas. Algumas picadas são piores que outras, como as de vespas, marimbondos e abelhas. Elas doem mais e demoram mais para sarar.

Também não é raro que as crianças apresentem algum tipo de reação alérgica às picadas. Nas reações menos graves, o que acontece é que surgem novas “picadas” pelo corpo, mesmo em lugares onde o inseto não atacou, e elas podem ficar vermelhas, inchadas e coçando bastante.  (foi o que aconteceu com a Alice)

Essas “novas picadas” têm um nome técnico bem estranho, estrófulo, e o fenômeno é muito frequente nos primeiros três anos de idade. 

Em casos bem mais raros, pode haver uma grave reação alérgica a determinados tipos de insetos, como abelhas, vespas ou até formigas. É a chamada reação anafilática, que pode até ser fatal. Fique atenta aos sinais de alerta e, se seu filho apresentar qualquer um deles, leve-o imediatamente ao hospital ou peça socorro médico: 

  • chiadeira no peito
  • lábios, língua e interior da boca inchados. O inchaço da garganta pode dificultar a respiração
  • coração acelerado
  • pele fria e úmida
  • desmaio
  • enjoo e vômitos

* Para ver a matéria completa clique AQUI!

Espero que este post tenha ajudado de alguma forma vocês mamães e papais (e futuros também) 🙂 .

Foi um grande prazer poder participar do Blog Mamãe Mulher (clique aqui para conhecer o blog) da minha amiga Renata, ela é um amor de pessoa, super simpática e inteligente e lá no “seu cantinho” tem várias dicas maravilhosas, não consigo ficar muito tempo sem visitar, eu sinto falta, sabe?! E a gente só sente falta daquilo que é realmente BOM! Então eu SUPER INDICO para vocês queridos leitores!

Um beijão no S2 de todos!!!

Tati 😉

16 Respostas to “Post Especial* para o Blog Mamãe Mulher: “Alerta para mamães e papais””

  1. Renata /06/mar/2014/ às 8:22 am #

    Republicou isso em Mamãe Mulhere comentado:
    Voltei!
    Depois de um feriadão de carnaval hora de recomeçar e nada melhor do que com boa informação para melhor cuidarmos dos nossos filhos.
    Para isso contamos com relato da minha amiga Tati do Blog DicasPreciosas.com, que fala sobre a experiência com picadas de insetos na sua princesinha.
    Pelo fato do Thomas ser alérgico achei super importante ela nos dividir conosco esse fato.
    RESERVE UM MINUTINHO POIS O ASSUNTO É MUITO IMPORTANTE!
    Obrigada! Bjos! Até!

  2. Renata /06/mar/2014/ às 8:34 am #

    Amiga muito obrigada, amei o post!
    Não me canso de dizer que a-do-ro a forma como escreve.
    Espero que possamos ajudar outras mamães!
    Mil bjos no coração!

    • Tati Fernandes /06/mar/2014/ às 3:14 pm #

      Que bom que gostou amiga! Estava preocupada… rs
      Fico FELIZ que gosta da forma que eu escrevo, de verdade! Eu me cobro bastante e nunca acho que está 100%, fico bastante insegura quanto a compreensão…
      Também espero de coração que este post ajude outras mamães e papais! Obrigada pelo convite amiga, pela força e apoio de sempre! Você é + que ESPECIAL pra mim! Bjs*

    • Renata /06/mar/2014/ às 5:00 pm #

      E vc pra mim!
      Até meu marido já sabe quem é a Tati, aí imagina o quanto comento em ti… rsrs
      Minha amiga paulista, mamãe coruja como eu!
      Bjos!

    • Tati Fernandes /06/mar/2014/ às 9:31 pm #

      Igual eu! Você já é da família também! rsrsrs 🙂

    • Renata /07/mar/2014/ às 8:56 am #

      🙂

  3. A Feminina /06/mar/2014/ às 4:48 pm #

    Ai tadinha Tati.. Imagino o susto que você levou!!
    Que bom que agora já esta tudo bem…
    Realmente temos que estar sempre atentos..

    Beijinhos

    • Tati Fernandes /06/mar/2014/ às 9:27 pm #

      Foi um susto mesmo flor! Obrigada pela visita… Bjiinho*

  4. Dani Mada /07/mar/2014/ às 12:01 pm #

    Sua princesa é linda.
    Parabéns por sua família.

  5. Evelyn Lobo /07/mar/2014/ às 3:22 pm #

    Oi flor, parabéns pelo poste. Eu também sou mãe e entendo rsrs nós somos assim né ?meio paranoicas com nossos pequenos, principalmente quando aparece algum sintoma que nunca vimos antes eu também corro pro medico. Mas graças a Deus no fim fica tudo bem.
    beijo fica com Deus.

    • Tati Fernandes /07/mar/2014/ às 4:25 pm #

      É assim mesmo! rs
      Ameiii seu recadinho!
      Bjs no S2

  6. Karina /07/mar/2014/ às 8:29 pm #

    nossa que suto hein! ainda bem que ela melhorou, nunca imaginei que essas formiguinhas causassem isso!

    • Tati Fernandes /08/mar/2014/ às 12:34 am #

      Ai Karina, nem fala! Baita susto mesmoooo! Eu tb nem imaginava essas coisas… Mas ainda bem que tudo acabou bem! Obrigada pela visita flor! Bjs no S2

  7. Ana Fayer /09/mar/2014/ às 8:11 pm #

    Oi, Tati! Que susto, hein?
    Difícil acreditar que tenha sido formiga… tal vez pernilongo!!! Só observe isso pq meu caçula, quando pequenino, era mt nranquinho e tinha até febre cm picada de inseto… inchava muito e ficava vermelho e quente, no local… ele chorava e ficava bem enjoadinho… hj ele é um rapaz de 24 anos e já levou várias picadas de abelha no laboratório da Universidade, estudava biologia e agora faz veterinária… mas o fato é que essa alergia passou…. mas me deu muito trabalho viu? Muita saúde pra sua pequenina, viu? Bjcs!!! ❤

    • Tati Fernandes /10/mar/2014/ às 1:34 am #

      Oiii lindona! Susto mesmo! Pois é estou de olho em tudo, mais do que nunca… Ela é muiito sensível!
      Ainda bem que a alergia passou com o seu filho… Essa é minha esperança também! Obrigada pela visita e pela participação! Ameiii! Bjs*

Comente aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: